terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

É o E.Q.P Sem Censura!



Pra fechar o carnaval com chave de ouro!!!




E a novela da Censura continua...


Primeiramente Agradecer ao jornal ESHOJE pela coragem em publicar os fatos que vem acontecendo na cidade de Colatina.


publicado no jornal ESHOJE


Bloco "Essa que é a parada" vai desfilar em Colatina

Decisão foi anunciada pela Vara da Fazenda do município
Por Juliana Mota.
Após toda a polêmica em torno da proibição do Bloco de Teatro Carnavalesco "Essa que é a Parada" quanto à participação nos desfiles de carnaval em Colatina, a justiça determinou que o bloco terá direito a se apresentar como convidado durante a folia.  A determinação foi feita pela Vara da Fazenda Pública de Colatina, na última terça-feira (22).

Sob a alegação de que já havia distribuído a verba, a Prefeitura de Colatina disse não irá repassar ao grupo o valor de R$ 7,500 reais - correspondente a todos os blocos que desfilam na cidade."A decisão não nos agradou, entraremos na avenida desfavorecidos é injusto com o Bloco", afirmou o presidente do grupo Nico Dias.

A verba distribuída pela prefeitura é destinada aos blocos carnavalescos para que invistam em fantasias, carros alegóricos, instrumentos musicais, entre outros quesitos. Sem essa verba, o bloco só desfilará apenas como convidado, ou seja, não pode participar da competição.

Na audiência de conciliação ficou decidido que o Bloco "Essa que é a Parada" entrará na avenida com o mesmo tempo que os demais blocos, fechando os desfiles de domingo (27).  Além isso, no próximo ano, o bloco terá o direito de concorrer em igualdade com os demais grupos. Entretanto, o bloco precisa submeter-se às regras e regulamentos do desfile.

Entenda o Caso:
O Bloco carnavalesco "ESsa Que é a PArada" havia sido impedido de desfilar no carnaval de Colatina deste ano. A prefeitura alegava que o bloco não cumpriu o regulamento no ano anterior, tendo cantado enredo diferente daquele que havia sido registrado. Segundo a prefeitura, o enredo cantado possuía palavras de baixo calão e palavrões, o que não é permitido. Contudo, representantes do bloco atestam que os motivos que levaram ao impedimento do desfile do bloco são de caráter pessoal.







O carnaval tem que ser de todos!
Em defesa da democracia no Carnaval Colatinense!


Mais uma vez, o Bloco de Teatro Carnavalesco Essa que é a Parada vem a publico repudiar a ação da Secretaria de Cultura contra os moradores do Bairro Honório Fraga e bairros adjacentes Novo Horizonte e São Marcos.

A Secretária de Cultura, através de seu Secretário Municipal DIMAS DEPTULSKI, deliberadamente promove ações de caráter antidemocrático e motivado por sentimentos pessoais, para impedir que o Bloco de Teatro Carnavalesco Essa que é a Parada, se apresente no desfile de Blocos do Carnaval de Colatina em 2011.

O Bloco de Teatro Carnavalesco Essa que é a Parada com sua irreverência e alegria, faz ecoar na avenida os problemas sociais da vida do povo colatinense, assim como narra de forma descontraída os principais fatos acontecimentos da cidade e no mundo, expressando assim o sentimento de uma grande parcela da população.

Por essa característica, o Bloco de Teatro Carnavalesco Essa que é a Parada, está sofrendo discriminação, preconceito e repressão por parte do Secretário Municipal de Cultura, que ao invés de incentivar e apoiar a juventude que encontra na música um elemento de organização e de luta por diretos, pisa e humilha aqueles que tentam respirar, e alegrar suas comunidades.

Neste sentido, Bloco de Teatro Carnavalesco Essa que é a Parada, torna público a manobra do Secretário de Cultura, para impedir que o único bloco da margem norte do Rio Doce desfile no carnaval Colatinense. Estamos falando do jogo sujo, de alterar o regimento após a inscrição do bloco, e se apegar a fatos e alegações não oficiais, como argumento para indeferir a inscrição de nosso Bloco.

Não se pode mudar as regras no meio do jogo. Isso é golpe, é antidemocrático e configura uma prática ditatorial, onde as vontades do secretário prevalecem sob o Estado Democrático de Direito. A exemplo do carnaval 2010 que sem base legal alguma, mandou desligar o carro que som em que o bloco cantava, deixando mais de 300 integrantes, com alegorias e adereços a ver navios no meio da avenida.

Essas práticas levaram o Bloco de Teatro Carnavalesco Essa que é a Parada a ingressar na justiça, na Vara da Fazenda Pública de Municipal, através da Defensoria Pública de Colatina, para garantir que a democracia prevaleça e o nosso bloco possa ocupar a avenida e arrastar a multidão com sua alegria, independência e descontração.

A sociedade, a imprensa e os órgãos judiciários precisam estar atentos para que não voltemos a viver num estado de ditadura. Solicitamos apoio e ampla divulgação desta carta, para que o mundo da cultura tenha acesso a esses acontecimentos. Os interessados podem acompanhar o processo na vara da fazenda pública de Colatina, com o nº 014.11.001389-4. Envie sua mensagem de solidariedade para o e-mail blocoeqp@gmail.com. Estaremos publicando em nosso blog as mensagens de apoio.

Contatos: 97154774 e 9966 6948



6 comentários:

  1. Enquanto houver omissão por parte da população sofreremos com censura e opressão.

    ResponderExcluir
  2. acham q colatina e roça ainda

    ResponderExcluir
  3. Eita ki foi bom d++++++ nunca me diverti tanto!!!! grandi bju.... a toda galera!!!!

    ResponderExcluir
  4. ...genteeeeeee ki maravilhaaaaa!!!! me diverti muito!!!!

    ResponderExcluir
  5. como cidada colatinesse repudio a atitude repressiva das autoridades tentabdo impugnar a participaçao do bloco eqp onde um grupo de jovens manifestaram a nescessidade de participar para o crescimentro do carnaval de colatina, e so encontraram oposiçao daqueles que acham que carnaval e so escola de samba; quando na verdade,o melhor carnaval e aquele em que a comunidade pode participar sem censsura.Mas a nossa secretaria de cultura parece nao esta preparada para entender isto.

    ResponderExcluir
  6. os caminhos nos levam a varios lugares e nos coloca de frente com muitas encruzilhadas, neste momento e nescessario refletir em qual delas prosseguir;o mais dificil e tomar a mais certa decissao sabendo que mesmo nao indo para a direçao mais certa devemos saber refletir, e se preciso ter coragem para retornar e começar tudo de novo ,porem agora com mais experiencia a qual nos proporciona o sentimento de saber que se esta fazendo o melhor do que conquistamos ,enao, sentarmos a beira da estrada e perdermos a coragem para continuar.ter coragem de recomeçar e e adimitir erros promove forças para alcanssar vitorias de sabores indescritiveis ;sigam em frete amanha vai ser outro dia e novas conquistas virao e provavelmente novos desafios que sao reservados apernas aos que teem coragem de adimitir que as coisas podem ser mudadas e que sem mudanças nao existira novos motivos a serem desbravados,graças aos que tiveram a coragem de expor suas ideias e que conquistamos novos mundos ,criou-se novos metodos e ocorreram grANDES DESCOBERTAS E INOVAÇOES.sejam felizes ensine aos que nao querem aprender que o novo e que faz o progresso dos povos

    ResponderExcluir